Dieta da Lua

2 semanas ago

Histórico

Dieta da Lua tem como principal fundamento uma possível influência que a lua exerce sobre os líquidos corporais, assim como a influência que exerce sobre as marés e outros fenômenos naturais. Seus fundamentos são populares e sem características científicas. Este tipo de dieta teve sua época  de maior sucesso no Brasil durante a década de 80.

Como funciona a dieta da lua

Esse regime dura 24 horas, sendo realizado a cada mudança de fase da lua. Teoriza uma perda de peso de 4 quilos por mês, considerando um quilo por semana já que a lua muda de fase quatro vezes por mês.

Durante essas 24 horas o cardápio deve ser composto exclusivamente por líquidos como chás, sucos, vitaminas, sopas (sem batata ou macarrão) e uma ingestão adequada de água (mínimo de 8 copos).

São relatados melhores resultados para perda de peso com a lua cheia transitando nos signos de Áries, Leão ou Sagitário; ou minguante transitando no signo de Virgem.

Pontos positivos

  • Tem curta duração, indicada para quem não tem uma boa adesão a dietas por períodos longos;
  • Não apresenta grandes exigências no planejamento de cardápios;
  • Bom aporte hídrico;
  • Possível processo de desintoxicação do organismo.

Pontos negativos

  • Apresenta baixo aporte de macronutrientes (como a maioria das dietas restritivas);
  • Apresenta carência de micronutrientes e fibras (como a maioria das dietas restritivas);
  • Por ter uma curta duração, possivelmente a perda de peso não seja eficaz, sendo este peso facilmente readquirido;
  • Considerando o baixo aporte energético, a prática de atividade física deve ser bem planejada para que a dieta faça efeito.

Opinião profissional

Não existem evidências científicas de que a Lua tenha reais efeitos sobre o metabolismo de forma a propiciar perda de peso.

Este tipo de dieta não promove a formação de hábitos alimentares saudáveis, não possui acompanhamento profissional, não respeita as preferências individuais e não considera as variações individuais que interferem nas necessidades nutricionais, tais como idade, presença de alguma doença, atividades diárias, etc.

Para sua segurança e sucesso da sua dieta, procure um nutricionista.