Dieta dos Shakes

2 semanas ago

Histórico

O histórico desta dieta não é conhecido da comunidade científica.

Como funciona a dieta dos shakes

Há vários modelos de dietas em que os shakes são o prato principal.

Desta forma, os shakes podem compor uma refeição nutricionalmente equilibrada, quando feitos à base de hortaliças, frutas, leite de soja, castanhas ou leite desnatado.

Outros são industrializados e, apesar de serem enriquecidos com fibras, vitaminas e minerais, possuem uma mistura de aditivos químicos que não é recomendada pelos nutricionistas.

Em resumo, por serem líquidos e geralmente ricos em fibras, promovem um efeito laxativo e um baixo aporte de calorias, favorecendo o emagrecimento.

Pontos positivos

  • Pode ser uma alternativa de baixo custo, dependendo das receitas escolhidas;
  • Possível efeito desintoxicante e laxativo, quando preparado com hortaliças, frutas e cereais frescos e naturais;
  • Pode ser usado como dieta de transição para pessoas que querem mudar seu padrão alimentar, como as que comem grandes volumes ou sofrem de compulsão alimentar;
  • Dependendo dos ingredientes, a bebida pode ter mais proteínas, vitaminas, sais minerais, fibras e ômega-3 do que um desjejum ou lanche tradicional, feito à base de pães, biscoitos, bolos e açúcar refinado, ou mesmo do que uma refeição com massa e gordura saturada.

Pontos negativoss

  • O cardápio é restritivo e metódico, o que torna a dieta enjoativa;
  • O predomínio de alimentos líquidos faz com que a digestão seja rápida, diminuindo o tempo de saciedade da dieta (a não ser que a preparação seja enriquecido com fibras);
  • A falta de mastigação pode levar à ansiedade e desencadear uma retomada exagerada da alimentação;
  • Grande perda não somente gordura, mas de músculos e água, causando flacidez, cansaço e indisposição;
  • Por ter uma curta duração, possivelmente a perda de peso não seja eficaz, sendo o peso perdido, facilmente readquirido;
  • Serve apenas para planos emergenciais, não promovendo uma reeducação alimentar;
  • Shakes industrializados possuem quantidades elevadas de aditivos alimentares, como corantes, conservantes, estabilizantes e flavorizantes;
  • Prejudica a vida social do indivíduo.

Opinião profissional

Não é necessário consumir um shake para ingerir uma refeição que favoreça o emagrecimento.

Além disso, o shake só será balanceado e ideal para você se ele for elaborado por um profissional de nutrição que considerou tudo o que você ingere ao longo do dia.

Qualquer refeição elaborada por nutricionista pode e deve ser saudável.

Isto sem contar que esta refeição balanceada promoverá maior saciedade e prazer do que a ingestão de refeições líquidas, como os shakes.

Recomenda-se que os shakes, quando utilizados, devam substituir apenas pequenas refeições, e não o almoço ou jantar. Isto para reduzir o risco de uma desnutrição associada ao emagrecimento.

Para sua segurança e sucesso da sua dieta, procure um nutricionista.

Enviado Por: Juliana Tolêdo
Email: diretoria@nutricaoemfoco.com.br